EXERCÍCIOS DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Doutores, já postamos duas aulas referentes ao Direto Constitucional. Assim, creio que para uma melhor fixação da matéria, nada melhor do que praticar. Não é mesmo?
Em virtude disso, hoje, posto alguns exercícios sobre os temas já explanados anteriormente esperando que vocês possam usufruir da melhor forma possível. Então, Let's go baby!
QUESTÕES COMENTADAS
1) CGU – 2006) Uma Constituição rígida não pode ser objeto de emenda.
Resposta: FALSO
Comentário: A Constituição que não admite alteração é denominada imutável. A Constituição rígida é aquela que admite alteração do seu texto, embora não com a mesma simplicidade das leis comuns.
2) (ANALISTA – TCU – 2004) As Constituições classificadas como não-escritas, produto de lenta síntese histórica, são compostas exclusivamente por normas costumeiras, jurisprudência e convenções.
Resposta: FALSO
Comentário: Mesmo nas Constituições não-escritas existem textos escritos, só que produzidos em diferentes épocas. Por isso, não se encontram consolidados em documento único.
QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS
1. (OAB/CESPE – 2007.3. SP) Quanto ao processo de mudança, a Constituição Federal de 1988 pode ser classificada como:
A - flexível, por admitir alteração por iniciativa não só dos membros do Congresso Nacional, como também do presidente da República.
B - semi-rígida, por admitir alteração de seu conteúdo, exceto com relação às cláusulas pétreas.
C - transitoriamente rígida, por não admitir a alteração dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias.
D - rígida, por admitir a alteração de seu conteúdo por meio de processo mais rigoroso e complexo que o processo de elaboração das leis comuns.
2. (OAB/CESPE – 2004. ES) A Constituição da República é rígida porque:
A - contém cláusulas pétreas.
B - a elaboração de emendas à Constituição envolve procedimentos e requisitos específicos que tornam a modificação do texto constitucional mais difícil que a alteração da legislação ordinária ou complementar.
C - é necessário maioria qualificada para realizar alteração do texto constitucional.
D - o exercício do poder constituinte decorrente restou limitado ao período de revisão constitucional.
3. (___) (CESPE. Auditor Interno – MG. 2008). Quanto à sua origem, a CF é outorgada, tendo sido elaborada por representantes eleitos pelo povo de forma livre e soberana.
4. (___) Constituição plástica é aquela cujo processo de alteração das normas constitucionais é tão simplificado quanto aquele utilizado no processo de alteração das normas infraconstitucionais.
5. (___) (CESPE. Auditor Interno – MG. 2008). O poder constituinte originário é um poder inicial e incondicionado, que pode desconsiderar de maneira absoluta o ordenamento constitucional preexistente, inclusive as cláusulas pétreas.
6. (___) (CESPE. Auditor Interno – MG. 2008). O poder constituinte derivado reformador é exercido pelo Congresso Nacional, sujeito aos limites explicitados pelo constituinte originário.
7. (___) (CESPE. Advogado da União - AGU. 2009). O poder constituinte originário esgota-se quando é editada uma constituição, razão pela qual, além de ser inicial, incondicionado e ilimitado, ele se caracteriza pela temporariedade.
8. (___) (FCC. Auditor do TCE/MG. 2005). Dentre os princípios fundamentais da Constituição brasileira é previsto expressamente como fundamento da República a dignidade da pessoa humana.
9. (___) (FCC. Técnico Judiciário – TRT/MS. 2006). Constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil reduzir as desigualdades sociais e regionais.
10. (___) Os objetivos fundamentais da República podem ser classificados como normas programáticas.
11. (___) (FCC. Técnico Judiciário – TRT/MS. 2006). Um dos princípios expressos na Constituição Federal de 1988 que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil é a prevalência dos direitos humanos.
RESPOSTAS:
GABARITO: 1.D; 2. B; 3.F; 4.F; 5.V; 6.V; 7.V; 8.V; 9.V; 10.V; 11.V.
Nossa, muito bom!!! me ajudou muito!
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluir