Embora o STF seja a corte máxima no nosso ordenamento jurídico, não significa que não cometa erros, e aí as cortes internacionais resolvem a lide.
O caso do garoto Sean é um exemplo do direito internacional privado.
A nossa matéria é o direito internacional público, contudo o privado deve ser estudado junto, pois o direito é um só. Vamos estudar na totalidade.
O DI navega entre várias áreas do conhecimento. O direito é um conjunto de regras que visa a organização de uma sociedade e o direito foi criado pelo homem para resolver os conflitos pessoais. O direito foi surgindo a medida que os espaços criados.
O Estado exerce poder perante a sociedade, assim há uma relação de poder no nosso ordenamento jurídico, para viver em sociedade o homem criou o direito, então o direito é produto da sociedade, a política é sempre uma constante na organização do Estado, na esfera internacional a política é muito mais acentuada, é possível um pedido de desculpas ente Estados.
A configuração do DI nasceu na Europa, a chamada Geopolítica, o DI é interestatal. Surgiu em virtude das mudanças da vida moderno, um exemplo é a globalização.
Forças que movimentam a sociedade internacional:
Forças políticas: há sempre uma luta pelo poder, a organização interna deste poder é feita através da tripartição dos poderes (legislativo, executivo e judiciário) “O Estado soberano tem capacidade para organizar sua vida política”. * Estudar o caso Honduras* Quem deve definir quem fica no governo são os cidadãos e não outros Estados, diferente do que ocorreu com Honduras. ONU, OEA, CONSELHO DA EUROPA, OTAN
Forças econômicas: Porque o Brasil é respeitado internacionalmente? O Brasil é um país preparado para as discussões internacionais. OMC, FMI, BANCO MUNDIAL, BANCO INTERAMERICANO, MERCOSUL, ALCA
Forças religiosas: Ex. Dalai Lama, é um líder religioso que busca ajuda política para busca da independência do Tibet.SANTA SÉ
Forças culturais: a relação do homem com o seu meio nos mais diversos graus. UNESCO, FAO, OIT
Dentro dessas forças as organizações internacionais (intergovernamentais) foram criadas e organizadas. São instituições administrativas internacionais para organizar as relações interestatais. Existe por exemplo, uma união de telecomunicação que organiza todas as formas de comunicação, como correio e internet.
Ler o parágrafo único do art 4 da CF.
Organização de internacional de caráter global (OMC) e regional (Mercosul, UE, Alca)
Distinção entre comunidade e sociedade:
Do ponto de vista sociológico existe diferença, contudo diversas vezes são usadas como sinônimas.
Com base na sociologia:
Comum:
-Formal natural
-Vontade orgânica
-Participação do indivíduo é profunda
-Regida pelo direito natural
Social:
-Formal voluntária
-Vontade refletida
-A participação do indivíduo é menos profunda na vida comum
-É regida por um contrato
Existe um provérbio que diz : Übi societas ibi ius” onde há sociedade há direito.
- Há negadores da existência do DI;
O Estado é a forma mais elevada do convívio social;
- A sociedade internacional não possui uma autoridade superior;
Entre Estados só existe guerra. “A guerra é uma continuação da política por outros meios”(Clausnvitz)
Pra próxima semana: Trazer o material e pesquisar o que é globalização.`
Nenhum comentário:
Postar um comentário