Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quais são as espécies de testemunhas existentes no Processo Penal?



Quem pode ser testemunha? Qualquer pessoa. Vejamos as espécies de testemunhas que existem:

o   Testemunha fedetária ou instrumentaria: são as testemunhas de atos processuais, ou seja, ela não testemunhou os fatos. Ex: quando o acusado não quer assinar a nota de culpa e no ato outra pessoa (geralmente um policial) o faz.
o   Testemunhas numerárias ou compromissadas: testemunhas que prestam o compromisso de dizer a verdade, sob pena de responder pelo crime de falso testemunho.
o   Testemunhas informantes ou não compromissadas: são aquelas que não estão obrigadas a dizer a verdade, pois tem um interesse no processo. Ex: pai, mãe, irmã, etc.
o   Testemunhas referidas: são testemunhas mencionadas por outras testemunhas e não contam no número permitido em lei.
o   Testemunha do juízo: testemunha requerida pelo juiz. O juiz pode ouvir as testemunhas que quiser em virtude do princípio da verdade real. Tais testemunhas prestam compromisso? Depende, se for próxima ou não das partes.

è   Pessoas que não podem ser testemunhas

Algumas pessoas são proibidas de serem testemunhas em razão de sua profissão. Vejamos:

Advogado;
Padre;
Médico;
Psicólogo;
Etc.


Gostou? Então divulga!










 __________________
Site da imagem: notasedestaques.blogspot.com
`

4 comentários:

  1. Por que motivo alguns profissionais não podem ser testemunhas, a exemplo de advogados, médicos etc?
    Existe um rol com todos que não podem testemunhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois algumas profissões exige sigilo, um exemplo o advogado, o cliente conta algo confidencial.

      Excluir
  2. Ontem meu colega de serviço pediu-me para o ir testemunhar no caso que está sendo acusado, por hora, estando nós gabinete jurídico recusei a testemunhar tanto a favor como contra por eu considerar insegurança no processo à meu respeito porque eu diria somente a verdade tal como dissera no 1º testemunho prestado. Em contra partida o colega acusado desejava que eu disse o que ele quis e não o que eu sei e vi acontecer neste dia.

    Recusei até ao fim que não poderia prestar testemunho algum neste dia sem que me garantissem segurança ou intimassem-me. Agi bem ou mal? por favor é urgente a resposta.

    ResponderExcluir