Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Melhore sua motivação e vença mais rápido





Caros amigos, aproveitando a nova agenda do blog, resolvi iniciar a semana com uma postagem que será de grande valia para todos.

Nesta postagem vou falar sobre motivação, e falando em motivação, nada mais justo do que explicar a minha motivação para escrever esse artigo.

Muitos estudantes se veem recém formados e caem de cabeça no mundo dos estudos para OAB e concursos públicos. O que acontece, e é justamente esse tipo de sentimento que estou passando agora, é que muitas vezes em meio aos estudos, durante uma pausa na jornada diária ou em algum momento de lazer, nos vem na cabeça um certo sentimento de frustração... e a frustração aqui é decorrente de muitos fatores que juntos nos tiram a motivação para estudar.

Sem mencionar a frustração que nasce pelo fato de termos terminado a faculdade e estarmos sem trabalho, influencia ainda, aspectos sentimentais, sociais e familiares, sem contar que muitos ainda passam pela fase de pouco $$$.

Vamos então aos meios de melhorar nossa motivação a fim de conseguirmos um melhor rendimento e um rápido sucesso.

Idealizar seu futuro




É imprescindível sempre ter em mente qual o objetivo dos seus estudos. A técnica é fácil, é sempre bom antes de iniciar seus estudos, que você se imagine dentro do cargo no qual você está pleiteando. Ex: Se você está se preparando para o concurso da Polícia Federal, imagine no exercício daquele cargo, se a preparação é para o cargo de agente de polícia federal, imagine no treinamento, imagine seu ambiente de trabalho, imagine-se viajando e em operação e o melhor de tudo imagine o status que o cargo lhe proporcionará!


Confiança em si mesmo





A realização dos seus planos, depende antes de tudo da confiança que você deposita em si mesmo. Lembre-se sempre que você é o único responsável pelo sucesso. Parta da premissa de que se você não correr atrás da concretização dos seus objetivos, ninguém mais vai, faça esse exercício, a cada dia aumente a confiança que você tem em si mesmo. Sem acreditar que você é capaz e suficiente você não chegará ao seu objetivo.

Organize-se




Um dos meios para manter a mínima motivação que você já tem para o estudo, é manter-se sempre organizado. Quando eu digo organizado, digo de forma generalizada, é importante preservar um horário adequado e habitual para o estudo, além disso é de suma importância que haja um lugar onde você possa se sentir confortável, no meu caso por exemplo, passei o ano passado inteiro estudando em casa, eu estudava na sala, no quarto, na cozinha em todos os lugares e meu rendimento era muito bom, contudo hoje em dia não posso mais ficar em casa porque faço tudo menos estudar.
Manter uma agenda diária é um ótimo passo para conseguir se organizar, na agenda é importante que você escreva absolutamente tudo que tem para fazer durante o dia, não somente os compromissos em relação aos estudos, mas tente anotar desde o salão de beleza até o encontro com os amigos para a cervejinha.

Recompense-se




Neste tópico eu vou falar coisas que muitos concurseiros talvez discordem. Mas pra mim a grande verdade é que o concurseiro não tem que ficar bitolado nos livros e estudar 10 ou 15 horas por dia além de esquecer final de semana e compromissos com os amigos e familiares.
Todo mundo tá acostumado a dizer que concurseiro não tem vida social... grande mentira... Eu prefiro acreditar no método da recompensa, ou seja, após grande esforço nos estudos procure se recompensar fazendo algo que te traga prazer, procure alimentar sua alma. Um exemplo clássico disso é justamente o estudo pesado durante a semana inteira e no final de semana (claro que não o fds inteiro, mas uma noite ou uma tarde) o concurseiro sai pra fazer algo que lhe alimente a alma, pode ser sair com os amigos para tomar uma cerva (pouquinho por favor, porque o álcool atrapalha as sinapses do cérebro e o rendimento no outro dia caí consideravelmente) ou sair com o companheiro, ou fazer compras... qualquer coisa que lhe traga prazer.

Bom, falar sobre motivação traz um leque muito grande de técnicas para você manter o foco e ter um bom rendimento. Não vou me estender muito neste post, mas com certeza ele terá continuação... afinal sempre tem alguma informação a mais quando se trata de motivação.


Agora deixo um vídeo muito interessante para quem quiser terminar a leitura com chave de ouro e ir direto estudar!!!!




" Persista nos sonhos! Vencedores crescem fora do expediente. Estude, aprenda, desenvolva. 
Tenha objetivos definidos e trace metas para alcançá-los "
                                                                                      Roberto Shinyashiki











Imagens retiradas das fontes a seguir: 
http://admvanderlei.blogspot.com/2010/07/motivacao.html
http://mgbdesabafo.blogspot.com/
http://evaldocosta.blogspot.com/2010/09/construindo-cultura-da-confianca.html
`

Nenhum comentário:

Postar um comentário